abril
2010
29

Que lugar é este?

São Cristóvão, SE

Numa viagem que fiz pra Chapada Diamantina vi uma placa na BR 101 que dizia São Cristóvão. Era hora de fazer uma pausa na viagem e entramos na cidade. Que surpresa! Uma jóia colonial pouco conhecida, bastante preservada e cheia de gente, moradores, crianças saindo das escolas, praças cheias de jovens paquerando, trabalhadores passando, viva. Não um cenário, um presépio, mas uma cidade como outra qualquer, porém desfrutando de um casario histórico. A antiga capital do estado de Sergipe até meados do século XIX, a 20 km de Aracajú.

A cidade foi fundada em 1590, tendo sido reconstruida em 1645 após a expulsão dos holandeses. Tem recebido atenção do IPHAN, Fundação Roberto Marinho, etc.  para restauração do seu patrimônio.

A praça de São Francisco (foto maior acima), foi recentemente escolhida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Não encontrei muitas opções de hospedagem. Uma pousada recém inaugurada em um prédio que foi um mosteiro do século XVII, ao lado das ruínas de uma capela, na saída da cidade para Aracajú. As acomodações são simples, mas se tem uma impressão de voltar no tempo. Não sei se ainda funciona…

Abaixo mais fotos da cidade.
(Clique nas miniaturas para ampliá-las)

Igreja de Nsª. do Amparo


2 respostas para “Que lugar é este?”

  1. Ariosto Günen disse:

    Ouro Preto foi capital de Minas, mas não é a cidade das fotos…

  2. GLA disse:

    Parece ILHÉUS-BAHIA.

Deixe seu comentário

*