Cadernos Andinos
Saqsayhuaman 
As muralhas de Saqsayhuaman

 Em 1533 caiu Saqsayhuaman!
E com ela a capital do Tahuantisuyo, Cuzco. Mesmo depois de saqueada por séculos a fortaleza impressiona pelo seu conjunto de enormes pedras, patamares, escadarias e alicerces de grandes construções.

 
- 03/2005

 Machu Picchu

 A Cidade Perdida! Por muitos séculos foi conhecida somente por populações nativas. Em 1911 o americano Hiram Bingham a descobriu para o mundo, trazendo à luz o que na verdade é um enigma: o que foi, o que é Machu Picchu?
 

- 09/2004

 
Vista de Machu Picchu
O Q'oricancha 
O Templo do Sol dentro do Convento de Santo Domingo

 Um templo dentro do outro. É exatamente isso que encontramos no Convento de Santo Domingo, em Cuzco, Peru. Um terremoto no século XVII revelou os restos do mais rico e famoso templo inca, o dourado Q'orikancha.
 
- 06/2004

 A Imperial Cuzco

 A capital do império Inca hoje é uma cidade colonial espanhola. Porém para onde se olha se vê a antiga Q'osqo, o Umbigo do Mundo. Nas pedras da igrejas, nos alicerces dos casarões, nos muros de arrimo. E no ar. Respira-se uma atmosfera carregada de uma história quase inacreditável. De uma grande civilização indígena e de seus conquistadores europeus.
- 04/2004

 
Catedral de Cuzco, Peru
A Ilha do Sol 
A origem dos incas

 A ilha do Sol tem a tradição legendária de ser o berço dos incas, mas muito tempo antes disso já possuia cidades da cultura tiwanaco, hoje submersas no lago Titicaca. Visitamos a ilha e agora convidamos você a conhecer.
 
- 03/2004

 Copacabana e o Lago Titicaca

 O Lago Titicaca, além de ser o lago mais alto do mundo, é o berço das grandes civilizações andinas, como a cidade de Tiahuanaco e do lendário nascimento de Manco Capac, fundador do império inca. Copacabana é uma aprazível cidadezinha às margens do lago, lugar de encontro de turistas e romeiros.
- 02/2004

 
Vista de Copacaba às margens do Titicaca
Tiahuanaco 
A famosa Porta do Sol

 A cidade mais antiga da América do Sul ainda guarda enterrados os seus mistérios e segredos. Conheça um pouco deste lugar que ainda hoje é considerado sagrado pelos aymaras, descendentes diretos dos tiwanacotas.
 
- 01/2004

 Inca Racay, fortaleza Inca

 Situada no povoado de Sipe-Sipe, nos contrafortes andinos da Bolívia, Inca-Racay foi um importante baluarte fronteiriço do império inca, contra as invasões dos guaranys, no início do século XVI. Hoje é um lugar sagrado para os povos indígenas da região.

- 11/2003

 
Inca Racay
 Tarata, Bolívia 
Tarata, BO
 Venha espiar conosco os segredos de um povoado colonial andino. Os velhos casarões guardam história, as ruas estreitas foram palco dos fatos dramáticos, que abundam no passado e no presente desta terra...

- 10/2003
 Cochabamba, Bolívia

 Iniciando esta série de matérias feitas a partir de localidades andinas, trazemos aqui fotos e relatos de Cochabamba, capital do departamento de mesmo nome, situada na região central da Bolívia, a 2.500 metros do nível do mar. Viaje conosco pela região, plena de uma história sul-americana a qual nós, no Brasil, não temos muito contato.

- 09/2003

 
El Condor - obelisco na praça central de Cochabamba, Bolívia
www.sertaodoperi.com.br